• 214 146 240
  • secretaria.ae.santacatarina@gmail.com
  • alunos.ae.santacatarina@gmail.com

Serviço de Psicologia e Orientação

O Agrupamento de Escolas de Santa Catarina conta com o Serviço de Psicologia e Orientação, constituído por duas Psicólogas que se encontram disponíveis, na situação atual de pandemia e isolamento social a prestar apoio na promoção do desenvolvimento de estratégias ativas de adaptação à situação de restrição social e de novas regras sociais.

Será um espaço de partilha de emoções, sentimentos, dúvidas, esclarecimentos de como fazer e, estar com, que tem como objetivo a minimização do impacto e consequências que advém das vivências do isolamento e afastamento de colegas e familiares, bem como de alterações às rotinas, à convivência permanente com os pais e irmãos, e como estar neste ambiente de permanente mudança, onde a nossa capacidade de resiliência é fundamental.

Estamos disponíveis em: inês.carvalho@aearc.pt E.B João Gonçalves Zarco e paula.abel@aearc.pt Escola Secundária Amélia Rey Colaço.

Tentaremos ser o mais céleres possível nas respostas aos vossos email´s e, caso que se justifique, poderemos estabelecer o contato telefónico.

O que é, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)?

O SPO é um serviço especializado para o apoio educativo na rede pública do Ministério da Educação, que integra profissionais habilitados com formação superior na área da psicologia, criado ao abrigo do Dec. Lei nº 190/91 de 17 de Maio.

Os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adoptado pelas associações cientifíco-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.

Estes profissionais dispõem ainda, de autonomia técnica e científica. O coordenador depende do órgão de gestão e administração da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional.

Áreas de Intervenção:

Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) desenvolvem a sua acção nos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos: básico e secundário, sendo três os domínios considerados para a sua intervenção e definidos no artigo 4º do Decreto-lei nº 300/97 de 31 de Outubro.

O Apoio Psicopedagógico

  • Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica, no contexto das actividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar;
  • Apoiar os alunos no processo de aprendizagem e de integração na comunidade;
  • Contribuir para a detecção de alunos com necessidades educativas especiais, através de avaliação da situação e o estudo das intervenções adequadas
  • Colaborar e articular com os órgãos de gestão da escola e com outros serviços especializados, nomeadamente das áreas de saúde e da segurança social, na avaliação e diagnóstico e na elaboração de medidas de intervenção.

A Orientação Escolar e Curricular

  • Promover actividades específicas de informação, aconselhamento e orientação escolar e curricular
  • Apoiar alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projecto de vida;
  • Articular e colaborar com outros serviços, tendo em vista a recolha e organização de informação;
  • Atendimentos a pais e Encarregados de Educação.

Apoiar O Desenvolvimento Do Sistema De Relações Da Comunidade Educativa

  • Articular com organismos da comunidade (saúde, acção social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc),
  • Promover a integração e desenvolvimento dos alunos .
  • Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa
  • Parcerias/Colaboração com outros Serviços da Comunidade.

Quem pode recorrer a este serviço?

Alunos, pais/ encarregados de educação, professores, funcionários da escola, outros profissionais, bem como outras pessoas e organismos da comunidade que queiram participar activamente da educação dos jovens e necessitem de informação ou esclarecimento nas áreas de intervenção do Serviço.

Como se pode aceder ao SPO

O atendimento decorre mediante a disponibilidade do horário escolar do aluno e do SPO, sendo geralmente necessária marcação prévia, através de:
Contacto pessoal
Contacto através do(a) Director(a) de Turma

Localização

O gabinete do SPO fica localizado no 1º piso sala 1.33

Informação para Alunos do Secundário